domingo, 18 de março de 2012

Mudanças No Formato Dos Endereços de blogs No BLOGGER

 


Conforme a equipe do Blogger havia anunciado em Janeiro/2012, agora as URLs dos Blogs terão um acréscimo da extensão  referente ao país de origem daquele conteúdo. Isso significa que os endereços de blogs do Blogger de brasileiros agora sãohttp://NOMEdoBLOG.blogspot.com.br. Essa é uma mudança automática feita por redirecionamento programado direto na estrutura do Blogger. É inevitável e afeta a todos.
 Se você usa o endereço padrão do Blogger, o redirecionamento de seu endereço já está sendo feito, aparecendo agora o final .br para toda a estrutura de URLs do seu Blog. Você não precisa fazer nada para isso e não há como reverter essa mudança.

Não será preciso mudar o sitemap do seu blog no Webmaster Tools da Google e nem avisar o Google da mudança de endereço. O próprio sistema do Blogger se encarregará de solucionar possíveis problemas e não há risco de conteúdo duplicado, já que os dois endereços continuam valendo.
Esse é um procedimento de redirecionamento, o que significa que o endereço antigo funciona e as pessoas podem acessar seu Blog sem o .br no final.
Isso não afeta quem tem domínio próprio, quem não usa o endereço gratuito do Blogger.
Aparentemente não haverá perda de links que apontam para o blog e também não afetará o PageRank dos Blogs, mantendo-se a indexação atual dos conteúdos no Google. Algumas pessoas já viram que o PR zerou, mas deve voltar ao normal na próxima atualização.

Mas é bom continuar monitorando especialmente os links. A dúvida fica em saber qual endereço devemos divulgar agora. Penso que o melhor é não mudar, divulgando e gerando links para o endereço padrão, já que estruturalmente nada mudou.
Alguns usuários já perceberam problemas com sistemas de comentários do Facebook que está incorporado ao Blog e até perda de cliques nos botões de redes sociais. Uma vez que tais códigos rastreiam os links, se a URL mudou significa que o endereço mudou e pode acabar considerando uma contagem menor. Não vi acontecer, mas pode significar perda de seguidores. Os seguidores continuarão lá, só não vão aparecer para o novo endereço.
A meu ver essa mudança não afeta muito, mas pode ser um problema no futuro caso o Blogger não faça o redirecionamento direito. Vamos esperar a manifestação oficial do Blogger para saber como agir de agora pra frente. A verdade é que não dá pra ter certeza de todos os problemas ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário